sexta-feira, 26 de abril de 2013

Você não trabalha, só dá aulas?


Sou nutricionista há 28 anos e docente há 14, no início da atuação como docente ficava muito chateada quando as pessoas perguntavam: “você não trabalha, só dá aula?” Neste momento eu pensava que as pessoas não valorizavam o trabalho do professor, pois para elas, ministrar aulas e formar pessoas não era trabalho. Esta sensação me entristecia.
                Com o passar do tempo fui me acostumando com a pergunta e sorria. Foram muitos alunos, em sua maioria hoje colegas de profissão, amigos, parceiros... Trabalhos, provas, brigas, homenagens... Uma vida sem rotina, recheada de novas informações, uma verdadeira troca de experiências, mais que professora eu me sentia uma eterna aprendiz, a cada nova turma novas experiências.
                Mostrar aos alunos que além de profissionais eles deveriam ser cidadãos, sempre foi meu lema, trabalhar em prol do outro e valorizar o ser humano era continuamente falado. Trabalhar com os alunos no atendimento à população era o exercício diário desses pensamentos.
                Certo dia, uma aluna, Beliza, pediu para que a ajudasse em seu trabalho de conclusão de curso (TCC), o tema era cultivar hortaliças em garrafas PET. Ervas e especiarias sempre foi um tema apaixonante para mim, aceitei o desafio de pronto, pois além do cultivo ensinaríamos as pessoas a realiza-lo em suas residências. Começamos o cultivo e seis meses após erros e acertos o projeto foi iniciado em uma comunidade carente do município de Santo André.
                O projeto foi desenvolvido com 16 famílias com visitas aos sábados para acompanhar o desenvolvimento das ervas plantadas: manjericão, hortelã, orégano e alecrim. Foram elaboradas cartilhas para as crianças e outra para os adultos, a dedicação da Beliza Kazihara era única, assim como o prazer na elaboração do trabalho sempre demonstrado no cumprimento dos prazos e constante busca de melhoria. O trabalho foi realizado com muito amor resultando em divulgação em jornais de circulação no ABC, entrevistas e indicações para diversas premiações: Instituto Girassol, o 1º lugar no IV Prêmio Linda Jorge Kalil Bussadori para estudantes de graduação em Nutrição; Conic, e o 1º lugar no 6º Seminário de Produção Acadêmica da Anhanguera Educacional, conquistando o Prêmio Anhanguera de Mérito Científico e Intelectual na categoria TCC.
                Hoje, quando sinto a alegria proporcionada pelos meus alunos, a energia maravilhosa trocada entre nós, o orgulho ocasionado pelos maravilhosos trabalhos elaborados por cada um deles, o prazer inigualável de participar do processo ensino-aprendizagem eu afirmo: “Não trabalho, só dou aula!” Pois imagino que a indagação das pessoas pode ser devido ao brilho presente nos olhos daqueles que se realizam com seu trabalho transformando o dia a dia em agradável diversão.



Maria Auxiliadora C. Fernandes
Diretora APAN

Um comentário:

  1. E que todos possamos desfrutar da linha tênue do prazer x exercício da profissão. Belíssimo texto.

    ResponderExcluir