quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Uma conversa sobre o atendimento Personal Diet

A vida moderna e atribulada das grandes metrópoles fez com que as pessoas interessadas em manter qualidade de vida buscassem profissionais ligados à saúde, tratando de suas necessidades individuais, levando em consideração atividade de trabalho, hábitos alimentares, rotinas diárias entre outros. Desta forma surgiu o Profissional Personal Diet - Nutricionista que atende o cliente em sua própria residência ou em seu ambiente de trabalho como, por exemplo, escritório ou empresa.

A este profissional cabe identificar os obstáculos que impedem a boa nutrição, entre eles: maus hábitos alimentares (relacionados a quantidade e /ou qualidade), inadequação de aporte alimentar ou até mesmo a própria falta de informação. Uma vez identificado o problema, deve ser estabelecido um plano alimentar e a orientação nutricional de forma individualizada.

Cada profissional tem uma metodologia de trabalho e recursos para adequar a alimentação mais apropriada para cada indivíduo, seja ele criança, idoso, gestante, adulto. Desta, fazem parte: anamnese alimentar, levantamento de dados antropométricos, a verificação de exames clínicos recentes. Além disso, é estabelecido o objetivo da consulta: questão clínica, estética, acompanhamento na gravidez, reeducação alimentar, entre outros; lembrando sempre do objetivo comum que é a promoção da saúde com qualidade de vida.

A abrangência do tratamento pode se resumir ao cliente ou ainda à sua família, sempre de forma personalizada, levando orientação alimentar e assuntos inerentes à boa alimentação: práticas culinárias, instrução quanto à rotulagem de produtos, armazenamento, identificação de erros na alimentação que podem acarretar doenças como a hipertensão, diabetes e obesidade.

 
Os resultados satisfatórios são alcançados quando há um bom entendimento no cumprimento das responsabilidades de ambos – profissional e cliente.

A vivência nesta área me leva a crer que para o sucesso nos atendimentos, o profissional deve ser ético, pontual, bom ouvinte, e estar atualizado. A criatividade para não se tornar repetitivo é necessária inclusive para fazer com que o cliente sinta-se confortável com as orientações e principalmente que possa cumpri-las.

Não iludir o cliente também faz parte, pois toda dieta alimentar tem um prazo para que comece a surtir os efeitos desejados e é importante deixá-lo ciente que a periodicidade estabelecida para as consultas e retornos, deverá ser cumprida.

Esta é uma atividade prazerosa, onde o profissional além de ter a possibilidade de atuar tecnicamente, pode também de uma forma positiva intervir afetuosamente para que seu cliente promova mudanças que vão muito além do alimentar-se corretamente.

Dulcinéa Carvalho
Nutricionista Personal Diet
Membro Diretor Conselho Fiscal APAN

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