segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

NORMAS PARA INSCRIÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS - 7 CPNutri


NORMAS PARA INSCRIÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS

1. OBJETIVO:
Incentivar os estudantes dos cursos de graduação de Nutrição a desenvolverem pesquisas, documentarem seus trabalhos, contribuindo assim para a atividade profissional. Os trabalhos exibidos em congressos anteriores apresentaram relatos de procedimentos, sistemas ou experiências sobre ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO que serviram como esclarecimentos e enriqueceram a bagagem de diversos profissionais ligados à área.

    2. PARTICIPAÇÃO E AUTORIA:
Serão aceitos até 3 trabalhos de um mesmo autor ou de um mesmo coautor e cada trabalho poderá ter 1 autor principal e até 5 coautores; 
O apresentador deverá ser obrigatoriamente o autor do trabalho enviado; 
Após análise dos trabalhos pela Comissão Científica, o autor/autor receberá o resultado por e-mail.

    3. DISPOSIÇÕES GERAIS: 
Para a submissão do trabalho à avaliação, é obrigatória a inscrição do autor principal no congresso;

1. Somente serão aceitos trabalhos cuja inscrição dos autores seja efetivamente realizada, para tanto, é necessário enviar a cópia do comprovante de pagamento para o e-mail poster@apanutri.com.bR ou pelo fax (11) 3255-4830;
2. Os resumos deverão ser enviados segundo cronograma;
3.Todos os trabalhos deverão conter endereço eletrônico e telefone para contato.

4. Instruções para elaboração de resumos de trabalhos científicos
  1. Os resumos deverão estar inscritos em uma das temáticas abaixo:
    • Nutrição e Saúde Pública;
    • Nutrição Clínica;
    • Nutrição Esportiva;
    • Nutrição Coletiva;
    • Nutrição em Restaurantes Comerciais.
    • Nutrição Clínica;
  2. O resumo deverá conter no máximo 2400 caracteres, ser redigido em português, com fonte Arial, tamanho 12, seguindo a seguinte estrutura:
    • Título: Em letra maiúscula
    • Autores: Nome completo dos autores, por extenso, sendo o primeiro nome do autor principal, seguido dos demais. Em cada nome deverá constar a numeração sobrescrita em relação à instituição pertencente, informada na nota de rodapé. A instituição não deve ser mencionada no corpo do resumo.
    • Introdução: Obrigatória para justificar o estudo.
    • Objetivos
    • Material e Métodos
    • Resultados: Não será possível a confecção de tabelas e gráficos. Os resultados deverão estar descritos no corpo do texto
    • Conclusão

5. Instruções para envio dos resumos
  1. Preenchimento da ficha de entrega de resumos (anexo I);
  2. Envio de resumos e ficha de entrega de resumos: deverá ser feito exclusivamente por meio eletrônico através do e-mail poster@apanutri.com.br.
    Os trabalhos não poderão ser enviados por correio;
  3. Todos os inscritos submeterão seus trabalhos exclusivamente na forma de resumo. Após o envio não será possível fazer alterações;

6. Avaliação e seleção de trabalhos
  1. A comissão organizadora avaliará os resumos, confirmando ou não a aceitação dos mesmos em caráter irrevogável. Será levado em consideração o atendimento à orientação quanto à padronização do resumo, cumprimento e regulamento do prazo, a qualidade e teor científico;
  2. Os melhores trabalhos serão escolhidos para apresentação oral e os demais para apresentação em formato de pôster. Os resumos selecionados para apresentação oral também deverão ser contemplados no formato pôster, sendo que, seus autores deverão enviar o trabalho completo conforme cronograma;
  3. A carta com a validação e aceitação do trabalho contendo o tipo de apresentação para qual o trabalho foi selecionado será encaminhada via eletrônica pela Comissão Organizadora conforme cronograma;
  4. O autor principal deverá ser obrigatoriamente o responsável pelo resumo e receberá toda a comunicação da Comissão Organizadora;
  5. Caso o trabalho não seja aprovado, não haverá devolução das inscrições para o Congresso;
  6. O resumo encaminhado será publicado sem editoração adicional, ou seja, exatamente no formato em que foi encaminhado. A revisão gramatical e ortográfica fica a critério dos autores.
  7. A APAN reserva-se ao direito de publicar o resumo do trabalho no site e/ou Blog;
  8. Serão disponibilizados certificados digitais para todos os trabalhos aprovados;
  9. Os autores dos trabalhos selecionados serão comunicados com antecedência para confecção do pôster;
  10. A Comissão avaliadora será composta por profissionais convidados. São pré-requisitos para a aprovação: clareza na exposição dos dados, originalidade e relevância, material e métodos, desenvolvimento e aplicabilidade, resultados e conclusões.

7. Instruções para elaboração de pôsteres

Para elaboração do pôster é necessário seguir as seguintes orientações:
  1. Dimensão recomendada: 90cmx120cm
  2. Formato: Retrato Vertical
  3. Redação: Português
  4. Identificação: conforme número de controle do trabalho, sendo este definido pela organização do evento;
  5. Data de fixação: 16/05/2013 período matutino
  6. A fixação e o material necessário para tal será de responsabilidade dos autores. Será permitida a inclusão de fotos, tabelas e gráficos, bem como logotipo da instituição na qual o trabalho foi realizado;
  7. Permanência durante todo o congresso e retirado somente no final do mesmo pelos autores. A comissão organizadora não se responsabilizará pelos trabalhos deixados no local após o término do evento;
  8. O autor do trabalho deverá permanecer junto ao pôster, no dia 17/05/2013, para responder as questões dos interessados e da comissão científica.

8. Instruções para elaboração da apresentação oral
  1. Os trabalhos deverão ser apresentados em Power Point e entregues em CD ou pendrive, para a comissão organizadora, antes do horário de apresentação, previamente revisados quanto a sua integridade de gravação;
  2. Cada apresentação terá no máximo 10 minutos e mais cinco minutos para questionamentos e debates;
  3. O autor que irá apresentar o trabalho deverá chegar 30 minutos antes do início da sessão e permanecer até o final da mesma;
  4. O apresentador que for chamado e não estiver presente, só poderá realizar sua apresentação no final, se houver concordância da comissão organizadora.

9. Cronograma

  • Envio de resumo: até 13/03/2013
  • Avaliação de resumo: até 28/03/2013
  • Inscrição no congresso: a partir de dezembro 2012
  • Envio de comprovante e pagamento: até cinco dias após a inscrição
  • Divulgação de resultados: 03/04/2013
  • Entrega dos trabalhos completos: 20/04/2013 (esta data do cronograma aplica-se apenas para os trabalhos selecionados para apresentação oral)
  • Fixação do Pôster no local do evento: 16/05/2013
  • Apresentação Oral: 17/05/2013
  • Divulgação dos vencedores: 18/05/2013
  • Retirada de pôster do evento: 18/05/2013

10. Premiação

A comissão científica avaliará somente os trabalhos apresentados nas duas modalidades: pôster e apresentação oral;
Os trabalhos selecionados para a apresentação oral englobando todas as temáticas serão classificados pela comissão científica, sendo premiados os primeiro, segundo e terceiro lugares.
A premiação será feita em caráter único, por trabalho classificado, independente da quantidade de autores/coautores, ou seja, somente o autor principal será premiado.

11. Concordância

Todos os participantes estão de pleno acordo com estas normas a partir de sua inscrição. Compete à comissão cientifica o direito de selecionar e avaliar os trabalhos a serem apresentados, recusando aqueles que não estiverem de acordo com os critérios estabelecidos por esta comissão.

ANEXO I – FICHA DE ENTREGA DE RESUMOS

Nome completo do autor principal
(sem abreviação)
Nome completo dos coautores (sem abreviação)
E-mail pessoal do autor principal
Telefone celular do autor principal
Área temática do trabalho
Titulo do trabalho
Saiba mais em: www.apanutri.com.br 

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