NORMAS PARA INSCRIÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS
1. OBJETIVO:
Incentivar os estudantes dos cursos de graduação de Nutrição a desenvolverem pesquisas, documentarem seus trabalhos, contribuindo assim para a atividade profissional. Os trabalhos exibidos em congressos anteriores apresentaram relatos de procedimentos, sistemas ou experiências sobre ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO que serviram como esclarecimentos e enriqueceram a bagagem de diversos profissionais ligados à área.
2. PARTICIPAÇÃO E AUTORIA:
Serão aceitos até 3 trabalhos de um mesmo autor ou de um mesmo coautor e cada trabalho poderá ter 1 autor principal e até 5 coautores;
O apresentador deverá ser obrigatoriamente o autor do trabalho enviado;
Após análise dos trabalhos pela Comissão Científica, o autor/autor receberá o resultado por e-mail.
3. DISPOSIÇÕES GERAIS:
Para a submissão do trabalho à avaliação, é obrigatória a inscrição do autor principal no congresso;
1. Somente serão aceitos trabalhos cuja inscrição dos autores seja efetivamente realizada, para tanto, é necessário enviar a cópia do comprovante de pagamento para o e-mail poster@apanutri.com.bR ou pelo fax (11) 3255-4830;
2. Os resumos deverão ser enviados segundo cronograma;
3.Todos os trabalhos deverão conter endereço eletrônico e telefone para contato.
4. Instruções para elaboração de resumos de trabalhos científicos
- Os resumos deverão estar inscritos em uma das temáticas abaixo:
- Nutrição e Saúde Pública;
- Nutrição Clínica;
- Nutrição Esportiva;
- Nutrição Coletiva;
- Nutrição em Restaurantes Comerciais.
- Nutrição Clínica;
- O resumo deverá conter no máximo 2400 caracteres, ser redigido em português, com fonte Arial, tamanho 12, seguindo a seguinte estrutura:
- Título: Em letra maiúscula
- Autores: Nome completo dos autores, por extenso, sendo o primeiro nome do autor principal, seguido dos demais. Em cada nome deverá constar a numeração sobrescrita em relação à instituição pertencente, informada na nota de rodapé. A instituição não deve ser mencionada no corpo do resumo.
- Introdução: Obrigatória para justificar o estudo.
- Objetivos
- Material e Métodos
- Resultados: Não será possível a confecção de tabelas e gráficos. Os resultados deverão estar descritos no corpo do texto
- Conclusão
5. Instruções para envio dos resumos
- Preenchimento da ficha de entrega de resumos (anexo I);
- Envio de resumos e ficha de entrega de resumos: deverá ser feito exclusivamente por meio eletrônico através do e-mail poster@apanutri.com.br.Os trabalhos não poderão ser enviados por correio;
- Todos os inscritos submeterão seus trabalhos exclusivamente na forma de resumo. Após o envio não será possível fazer alterações;
6. Avaliação e seleção de trabalhos
- A comissão organizadora avaliará os resumos, confirmando ou não a aceitação dos mesmos em caráter irrevogável. Será levado em consideração o atendimento à orientação quanto à padronização do resumo, cumprimento e regulamento do prazo, a qualidade e teor científico;
- Os melhores trabalhos serão escolhidos para apresentação oral e os demais para apresentação em formato de pôster. Os resumos selecionados para apresentação oral também deverão ser contemplados no formato pôster, sendo que, seus autores deverão enviar o trabalho completo conforme cronograma;
- A carta com a validação e aceitação do trabalho contendo o tipo de apresentação para qual o trabalho foi selecionado será encaminhada via eletrônica pela Comissão Organizadora conforme cronograma;
- O autor principal deverá ser obrigatoriamente o responsável pelo resumo e receberá toda a comunicação da Comissão Organizadora;
- Caso o trabalho não seja aprovado, não haverá devolução das inscrições para o Congresso;
- O resumo encaminhado será publicado sem editoração adicional, ou seja, exatamente no formato em que foi encaminhado. A revisão gramatical e ortográfica fica a critério dos autores.
- A APAN reserva-se ao direito de publicar o resumo do trabalho no site e/ou Blog;
- Serão disponibilizados certificados digitais para todos os trabalhos aprovados;
- Os autores dos trabalhos selecionados serão comunicados com antecedência para confecção do pôster;
- A Comissão avaliadora será composta por profissionais convidados. São pré-requisitos para a aprovação: clareza na exposição dos dados, originalidade e relevância, material e métodos, desenvolvimento e aplicabilidade, resultados e conclusões.
7. Instruções para elaboração de pôsteres
Para elaboração do pôster é necessário seguir as seguintes orientações:
- Dimensão recomendada: 90cmx120cm
- Formato: Retrato Vertical
- Redação: Português
- Identificação: conforme número de controle do trabalho, sendo este definido pela organização do evento;
- Data de fixação: 16/05/2013 período matutino
- A fixação e o material necessário para tal será de responsabilidade dos autores. Será permitida a inclusão de fotos, tabelas e gráficos, bem como logotipo da instituição na qual o trabalho foi realizado;
- Permanência durante todo o congresso e retirado somente no final do mesmo pelos autores. A comissão organizadora não se responsabilizará pelos trabalhos deixados no local após o término do evento;
- O autor do trabalho deverá permanecer junto ao pôster, no dia 17/05/2013, para responder as questões dos interessados e da comissão científica.
8. Instruções para elaboração da apresentação oral
- Os trabalhos deverão ser apresentados em Power Point e entregues em CD ou pendrive, para a comissão organizadora, antes do horário de apresentação, previamente revisados quanto a sua integridade de gravação;
- Cada apresentação terá no máximo 10 minutos e mais cinco minutos para questionamentos e debates;
- O autor que irá apresentar o trabalho deverá chegar 30 minutos antes do início da sessão e permanecer até o final da mesma;
- O apresentador que for chamado e não estiver presente, só poderá realizar sua apresentação no final, se houver concordância da comissão organizadora.
9. Cronograma
- Envio de resumo: até 13/03/2013
- Avaliação de resumo: até 28/03/2013
- Inscrição no congresso: a partir de dezembro 2012
- Envio de comprovante e pagamento: até cinco dias após a inscrição
- Divulgação de resultados: 03/04/2013
- Entrega dos trabalhos completos: 20/04/2013 (esta data do cronograma aplica-se apenas para os trabalhos selecionados para apresentação oral)
- Fixação do Pôster no local do evento: 16/05/2013
- Apresentação Oral: 17/05/2013
- Divulgação dos vencedores: 18/05/2013
- Retirada de pôster do evento: 18/05/2013
10. Premiação
A comissão científica avaliará somente os trabalhos apresentados nas duas modalidades: pôster e apresentação oral;
Os trabalhos selecionados para a apresentação oral englobando todas as temáticas serão classificados pela comissão científica, sendo premiados os primeiro, segundo e terceiro lugares.
A premiação será feita em caráter único, por trabalho classificado, independente da quantidade de autores/coautores, ou seja, somente o autor principal será premiado.
11. Concordância
Todos os participantes estão de pleno acordo com estas normas a partir de sua inscrição. Compete à comissão cientifica o direito de selecionar e avaliar os trabalhos a serem apresentados, recusando aqueles que não estiverem de acordo com os critérios estabelecidos por esta comissão.
ANEXO I – FICHA DE ENTREGA DE RESUMOS
Nome completo do autor principal
(sem abreviação)
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Nome completo dos coautores (sem abreviação)
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E-mail pessoal do autor principal
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Telefone celular do autor principal
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Área temática do trabalho
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Titulo do trabalho
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Saiba mais em: www.apanutri.com.br
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