segunda-feira, 1 de julho de 2013

V FÓRUM DE NUTRIÇÃO INFANTIL E VII ENCONTRO DE NUTRIÇÃO EM ESCOLAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL

Inscreva-se em: www.agan.com.br link cursos e eventos

Além de ser uma oportunidade de atualização, este evento tem sido tradicionalmente um espaço para discussão de assuntos que permeiam o cotidiano da atuação em Escolas de Educação Infantil.

08:30h as 08:40h ABERTURA
08:40h as 9:15h O Nutricionista Frente a RT/Responsável em Saúde em EEI
Aline Pinto Woehlert-Nutricionista, pelo IPA/IMEC, MBA em Gestão Empresarial pela USP ensino à distância, Atuação em assessoria em EEI, proprietária da Nutrindo o Saber Escola de Educação Infantil, coautora do livro Nutrição e Pedagogia - O caminho do sucesso à educação alimentar e nutricional em Escolas de Educação Infantil, coleção AGAN.
09:15h as 10h Obesidade Infantil: Quando prevenir - Como tratar
Nutricionista Dra. Márcia Vitolo Professora Adjunta do Departamento de Nutrição da UFCSPA; Mestre em Fisiologia Humana – USP; Doutora em Ciências Biológicas – UNIFESP; Pós-doutorado em Nutrição – Rutgers University- EUA; Coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Nutrição (NUPEN) – UFCSPA.
10h- 10:30h INTERVALO
10:30h – 11:15h Manutenção do Aleitamento Materno e Prevenção de Desordens Alimentares na Criança
Ana Carolina Terrazzan- Nutricionista pela UNIFRA/ Santa Maria. Especialista em Nutrição Materno Infantil / Hospital Moinhos de Vento. Mestre em Saúde da Criança e do Adolescente/ UFRGS. Colaboradora do Grupo de Pesquisa em Neonatologia e do Ambulatório de Follow-Up de Prematuros do HCPA/POA. Realiza atendimento exclusivo para gestantes, bebês e crianças.
11:15h as 12h Impacto do ambiente sobre a capacidade de regeneração neuronal no distúrbio de atenção
Dr. Juarez Callegaro Medico psiquiatra (UFRGS), professor de diversas cadeiras em universidades (PUCRS, São Camilo SP, UNIRIO, Univ. Moderna – Lisboa – Portugal, professor de psiquiatria ortomolecular do Instituto de Medicina Avançada (RJ), professor de pôs graduação em Psiquiatria Ortomolecular e Nutrologia Cerebral na Universidade Veiga de Almeida (RJ), e do curso de Bioquímica Aplicada a Medicina, SP. Medico psiquiatra da Clinice (RJ). Consultório em Porto Alegre – RS. Mestre Notorio Saber (AMBO).
12h as 13:25h INTERVALO PARA O ALMOÇO
13:30h as 15:30h Mesa Redonda Interativa: Inclusão da Criança com Necessidades Especiais- Visão Multidisciplinar e Aspectos Nutricionais
Marília Barreto-Nutricionista e Técnica em Nutrição e Dietética pelo IMEC, Pedagoga pela Escola São José de Ribeirão Preto/SP e Administração Pública pela FATEC-POA/RS. Atua há 25 anos na área de alimentação em escolas especiais em atividades de dietoterapia, acompanhamento nutricional, educação alimentar, grupo de estudos, oficinas, formações e atendimento as famílias, atendendo crianças e adultos com necessidades especiais, síndromes e deficiências múltiplas. TND efetiva da Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre
Larissa Branco- Fonoaudióloga pelo IPA; Aperfeiçoamento em Disfagia/ CEFAC; Especializanda em Motricidade Orofacial/ CEFAC; Fonoaudióloga Colaboradora do Hospital São Lucas da PUCRS; Fonoaudióloga da Clínica Horizontes: Psicanálise, Terapia e Prevenção.
Rejane Jardim Fraga- Pedagoga pela ULBRA, Pós-graduada em Educação Infantil: Gestão e Currículo e em Educação Inclusiva pela FAPA; Professora de prática pedagógica no Curso de Educador Assistente da Escola de Educação Infantil Educare. Participou como palestrante e/ou organizadora em diversos Congressos Seminários e Oficinas. Autora do livro O olhar da gestão da educação infantil para a Inclusão das crianças com necessidades educativas especiais. Editora Mana
Mediadora: Cintia dos Santos Costa- Nutricionista Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde pela UFCSPA e Nutricionista efetiva da Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre.

15:30h às 16h INTERVALO
16h as 16:30h Experiências Exitosas com Hortas Orgânicas em EEI
Adriana Kalil Ferreyro- Técnica em Nutrição e Dietética pela Es. Est. Ernesto Dorneles, TND efetiva da Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre. Atua em projeto de Educação Ambiental Nutricional na rede Municipal de Ensino de Porto Alegre.
16:30h as 17:15h Pratica Nutricional do Vegetarianismo na Educação Infantil
Melissa Suarez- Nutricionista, Especialista em Saúde Pública/UFRGS e Nutrição Funcional/VP Consultoria. Consultora de Educação Infantil articulando a alimentação saudável com educação ambiental. Capacitação em saúde com produtores rurais orgânicos com ênfase no desenvolvimento rural sustentável. Coordenação de projetos de educação à distância em SAN nas áreas de gestão ambiental e políticas públicas. Atendimento nutricional integrado com a Sociedade Brasileira de vegetarianismo/POA e Oficina da Semente (Dr. Alberto Peribanez Gonzalez - SP).
17:15h Sorteios
17:30h ENCERRAMENTO

 
Agende-se!

PÚBLICO ALVO: Profissionais e Acadêmicos dos Cursos de Nutrição, Técnicos em Nutrição e Dietética e Estudantes dos Cursos de TND e demais interessados pelo assunto.
DIFERENCIAL: O Certificado emitido pela AGAN, além de qualificar seu currículo, terá pontuação diferenciada na obtenção do Título de Especialista pela ASBRAN.
2 coffee breaks utilizando produtos orgânicos.

Sorteio de licenças Dietwin, uma bolsa integral para curso em EAD no IPGS e ingressos para o espetáculo teatral Lilli e o Desafio da Pirâmide Alimentar entre outros brindes
.
Outras Informações: (51)8154 9899 – diariamente
(51)3377 15 68 - quintas-feiras das 14:30h às 18h
e-mail aganrs@gmail.com
Inscrições no site www.agan.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário