domingo, 18 de agosto de 2013

As pessoas precisam de atenção


Sou Nutricionista Personal e confesso que a minha óptica para o que seja “Atenção voltada para um indivíduo” mudou muito depois que comecei a fazer atendimentos individualizados.

Percebi que a pessoa carece de um olhar, uma percepção que vai além dos livros de auto-ajuda e do conhecimento técnico. A pessoa precisa se expressar e ser captado neste momento.

Atendi pessoas que queriam ou precisavam mais “arrumar a cabeça do que o corpo, que precisavam mais atenção que uma dieta, alguém que as pudesse ouvir e vê-las como um todo.

Logicamente o alimento enquanto fonte para manter a máquina do corpo humano é tudo o que o ser humano pode ter de melhor para resolver problemas de saúde, mas há que se aquietar a alma e para chegar neste ponto o profissional precisa ser um bom ouvinte, fazer a leitura de um “senão” ou um “talvez” e oferecer atenção em forma de alimento ou orientação para o fortalecimento da auto-estima por exemplo.

As pessoas andam insatisfeitas, assim mesmo in-sa-tis-fei-tas, e com tantas coisas, que não sobra tempo para se cuidarem, e a vida como diz o ditado é curta e em alguns casos mais curta ainda para quem vive procurando os mínimos detalhes em tudo.

Lidar com as dificuldades se faz necessário, é sinônimo de crescimento. Achar tempo para ser feliz é preciso e o começo de uma boa perspectiva de qualidade de vida.

Todos hoje correm muito de um lado para outro esperando chegar a algum lugar, estão sempre preocupados em Ter mais do que Ser. Não se conhecem, não se escutam, não se ajudam. O que percebo neste exato momento é que muita gente está adoecendo, como se fosse um pedido de socorro. É o reflexo de sentirem-se engolidas pela pressão do dia a dia das grandes Metrópoles.

O ritmo é este, mas acredito que ainda dá para melhorar através de um abraço, de uma palavra amiga, de uma dica, sei lá! Temos que fazer a nossa parte por menor que ela seja, pois o esforço conjunto é sempre vitorioso. 

Dulce Carvalho
Diretora APAN
Gestão 2011/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário