quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Especialista alemão fará conferência sobre disbiose no II Workshop de Nutrição Bioquímico-Fisiológico

Um dos maiores especialistas em microflora bacteriana do organismo e a saúde humana, o biólogo alemão Uwe Peters, responsável pelo Conselho de Comunicação Científica do Institut für Mikroökologie (Instituto de Microecologia), localizado em Herborn, na Alemanha, virá ao Brasil na próxima semana. Ele será um dos conferencistas do II Workshop de Nutrição Bioquímico-Fisiológico, evento que acontece no dia 12, e que faz parte da programação do III Congresso Latino-Americano da WOSAAM, que acontece no Hotel Maksoud Plaza, na capital paulista. Peters que é formado em biologia pela Ruhr-University Bochum, uma das maiores universidades da Alemanha, vai falar sobre a disbiose, desequilíbrio na microflora intestinal que torna as células intestinais incapazes ou com baixa capacidade de absorver os nutrientes necessários à manutenção das diversas funções do corpo.
Foi o Instituto de Microecologia alemão o responsável pela criação do conceito de micro-ecologia do organismo, observando a relação entre a microflora bacteriana e a saúde humana, ainda na década de 50, quando o assunto ainda era bastante desconhecido. Hoje, é um dos principais laboratórios do mundo a realizar modernos diagnósticos científicos nas áreas microbiologia, imunologia e biologia-molecular.
Uwe Peters, que é autor de diversos artigos no campo da medicina natural, especialmente em terapia microbiológica, publicados por diferentes periódicos, vai explicar em sua conferência como fatores como alimentação inadequada, o uso indiscriminado de medicamentos, como antibióticos, e o estresse podem levar a disbiose. Estes fatores propiciam o desequilíbrio da microbiota intestinal, ou seja, a diminuição das bactérias benéficas que compõem a flora intestinal em relação às bactérias patogênicas (maléficas). Com isso, ocorre a alteração da camada de defesa intestinal, propiciando a migração de bactérias maléficas ou toxinas diversas do intestino para o sangue.
As inscrições para o II Workshop de Nutrição Bioquímico-Fisiológica podem ser feitas podem ser feitas pelos telefones (85)3064-1679 ou (85)9992-0175. Os inscritos no workshoptambém poderão participar do III Congresso Latino-Americano da WOSAAM, I Congresso Internacional da Sociedade Brasileira para Estudos da Fisiologia (Sobraf) e VII Simpósio Internacional de Fisiologia Hormonal e Longevidade. Os eventos acontecem, de 11 a 13 de outubro, no Hotel Maksoud Plaza, Alameda Campinas, 150, São Paulo. A programação completa pode ser acessada no site http://longevidadesaudavel.com.br/iiicongresso/. Mais informaçõespelo e-mail congresso@longevidadesaudavel.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário