terça-feira, 19 de novembro de 2013

Evento no Hospital Sírio-Libanês

SIMPÓSIO INTERNACIONAL DEBATE NOVAS CONDUTAS
NO TRATAMENTO AVANÇADO DE FERIDAS

Novas tecnologias aliadas a diagnóstico e tratamento mais precoce
apressam e atingem melhores resultados

Com o objetivo de chamar a atenção de profissionais da área da saúde para as novidades tecnológicas e evidenciar a importância de diagnóstico e tratamento precoce de pacientes com feridas, o Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa (IEP-HSL) promove, nos próximos dias 29 e 30 de novembro, o VI Simpósio Internacional de Tratamento Avançado de Feridas.

Sob a coordenação do Prof. Dr. Marcus Castro Ferreira, o evento discutirá um tema ainda pouco difundido entre os especialistas, com uma programação dividida em dois dias.

Em 29/11, primeiro dia, o conteúdo terá abrangência diversificada quanto ao tratamento de diversas feridas chamadas complexas. O segundo dia será voltado para o tratamento avançado em lesões de pacientes diabéticos, abordando aspectos gerais e especiais dessa ferida, que é de alta prevalência em todo o mundo, causando morbidade a seus portadores e grande custo aos sistemas de saúde público e privado.

Segundo o coordenador do Simpósio, tratar o problema com antecipação permite melhores resultados e maior índice de fechamento dessas lesões, com avanço significativo da qualidade de vida do paciente e a diminuição de gastos para esses cuidados. “Em casos agudos, é fundamental cicatrizar a ferida antes que ela se torne crônica. Atualmente é feito um tratamento que chamamos de extensivo, baseado nas constantes trocas de curativo. Nos casos já crônicos, mostraremos casos de feridas complicadas e maneiras mais precisas e tecnológicas para a abordagem profissional, preparando para a reconstrução pela plástica”, enfatiza o especialista.

Segundo Marcus Castro Ferreira, a cirurgia plástica em feridas complexas - em geral, e em especial no diabetes - é pouco difundida até mesmo entre os médicos. “O cirurgião plástico tem formação profissional, na maioria das vezes, para tratar casos mais convencionais e ligados à estética. São poucos os que cuidam de pacientes com feridas diabéticas.”

Avanços tecnológicos

Em meio a diversas novidades e procedimentos, o Simpósio vai enfatizar a chegada de alguns recursos hospitalares pouco utilizados no Brasil. Um deles é a terapia por pressão negativa (a vácuo), equipamento utilizado para a aspiração de líquidos produzidos nas feridas, que impedem a evolução normal para a cicatrização. Entre outros benefícios, substitui a troca diária de curativos.

Para a avaliação de sensibilidade nos pés de pacientes diabéticos, o novo aparelho Pressure-Specific Sensory Device (PSSD) será amplamente apresentado aos participantes como um importante método de pesquisa e de seguimento da doença no diabético e de sua relação com o aparecimento de feridas. De acordo com Marcus Castro Ferreira, o Hospital Sírio-Libanês é um dos pioneiros na importação da tecnologia, além do Hospital das Clínicas.

“Com investimento tecnológico e cirúrgico relacionado às feridas é possível conseguir resultados mais rápidos e adequados ao longo do tratamento, o que barateia o processo para todos os envolvidos (consumidor final, governo e instituições) e traz benefícios significativos para a qualidade de vida do paciente”, explica o especialista.

Interatividade

A interação entre palestrantes e especialistas de alguns dos principais estados brasileiros é um dos diferenciais do Simpósio, que será acompanhado em tempo real por médicos e estudantes, por meio de videoconferência. Eles poderão enviar perguntas e expor situações a serem debatidas durante o evento.

Especialistas renomados

Além de profissionais brasileiros,o evento contará com especialistas internacionais. O médico e Professor da Universidade de Cologne, Dr. Hans Smola, da Alemanha, fará apresentação sobre a cicatrização de feridas em pacientes diabéticos.  O Dr. Joon Pio Hong, Chefe do Departamento de Cirurgia Plástica dos Centros de Câncer e Diabetes do ASAN Medical Center, da Coréia do Sul, comandará os debates sobre retalhos microcirúrgicos em úlceras diabéticas.

Serviço
Evento: VI Simpósio Internacional de Tratamento Avançado de Feridas
Data: 29 a 30 de novembro
Local: Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa
Endereço: Rua Coronel Nicolau dos Santos, 69 – São Paulo-SP
Informações: http://iep.hsl.org.br/Paginas/curso.aspx?IdAtividade=565&pnv=0


Informações para Imprensa
Assessoria de Imprensa do Hospital Sírio-Libanês:
WN&P Comunicação:  Gabriel Luccas (gabriel.luccas@wnp.com.br)
                                      Itacir Figueiredo (itacir.figueiredo@wnp.com.br)
                                      Tel: (11) 3155-1090/ 1180
SP 11/2013                    Plantão: (11) 99135-1217



Nenhum comentário:

Postar um comentário