segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

O milagre do macarrão!

Muito tem-se falado do tal macarrão japonês milagroso, porém poucos sabem como ele realmente age. Vamos aos fatos: ele realmente possui poucas calorias (aproximadamente 12 kcal, segundo informações nutricionais fornecidas pelo fabricante), pois enquanto os macarrões tradicionais são feitos a base de ovos, óleo e farinha o konjac é feito a partir de uma batata nativa do leste asiático, composto apenas de 3% de fibras e 97% de água; o que forma uma goma e “estufa” o estômago. Como a pessoa acaba comendo menos e é um alimento de poucas calorias e nutrientes, ela perde peso; porém é necessário repor outros nutrientes de maneiras diferentes.

Ainda não é possível utilizar este produto na prática clínica, pois seus benefícios não estão comprovados (melhora da glicemia, perfil lipídico e pressão arterial). A sua substância ativa (glucomanam) espande no estômago e diminui a velocidade de absorção dos alimentos; além de dar volume e sensação de saciedade. Esta ação pode ser obtida pelo consumo de fibras alimentares, encontrada em diversos alimentos fontes de vitaminas e minerais, além de ter sua prática clínica confirmada e seu uso aprovado.

Não se esqueça das contra-indicações do consumo do konjac: pessoas com intestino preso, encurtamento do trato gastrointestinal, oclusão do trato gastrointestinal e pessoas que tomem medicamento via oral (o konjac pode diminuir a absorção dos mesmos), além de poder causar gases.

Lembrem-se que para emagrecer, basta uma alimentação equilibrada!

Escrito por: Dra. Isabelle Zanoni

Nenhum comentário:

Postar um comentário