domingo, 16 de setembro de 2012

Desvendando a Tabela Nutricional

Sabe aquelas Tabelas Nutricionais que estão presentes em cada produto alimentício que você compra? Segue um passo a passo, para aprendermos a interpretar as informações nutricionais da tabela , o que significa cada um de seus componentes e quais as quantidades adequadas para o consumo .

Valor energético: É a energia produzida pelo nosso corpo proveniente dos carboidratos, proteínas e gorduras totais. Na rotulagem nutricional, o valor energético é expresso em forma de quilocalorias (kcal) e quilojoules(KJ), obs: quilojoules(KJ) é outra forma de medir o valor energético dos alimentos , sendo que 1 kcal equivale a 4,2 KJ . É preciso estar atento a alimentos com muitas calorias, pois geralmente possuem grande quantidades de açúcares e gorduras que são prejudiciais à saúde .

Carboidratos: Componentes dos alimentos cuja principal função é fornecer a energia para as células do corpo, principalmente do cérebro. Encontrados em maior quantidade em massas, arroz, mel, pães, farinhas, tubérculos (como batata, mandioca e inhame) e doces em geral, podem ser consumidos diariamente, principalmente os integrais, que possuem bastante quantidade de fibras.

Proteínas: Alimentos necessários para construção e manutenção dos nossos órgãos, tecidos e células. Podem ser encontrados nas carnes, ovos, leite e derivados, e nas leguminosas ( como feijões , soja e ervilha).

Gorduras totais: São as principais fontes de energia do corpo e ajudam na absorção de vitaminas A, D,E, e K. As gorduras totais referem-se à soma de todos os tipos de gorduras encontrados em um alimento, tanto de origem animal quanto de origem vegetal.

Gorduras saturadas: Tipo de gordura presente em alimentos de origem animal, como carnes, toucinho, pele de frango, queijos, leite integral, manteiga, requeijão, iogurte. Quando consumida em grande quantidade, pode aumentar o risco de desenvolvimento de doenças do coração.

Gorduras mono e polinsaturadas: São benéficas a saúde do coração, pois ajudam a diminuir o colesterol ruim, deve-se consumir diariamente produtos com esse tipo de gordura, por exemplo , as castanhas , nozes,amêndoas,peixes gordurosos como o salmão ,sardinha e atum , além do azeite de oliva.

Gorduras Trans ou Ácidos Graxos Trans: Encontrados em grandes quantidades em alimentos industrializados como margarinas, cremes vegetais, biscoitos, sorvetes, salgadinhos , produtos de panificação, alimentos fritos e lanches que utilizam as gorduras vegetais hidrogenadas na sua preparação. Vale lembrar que o nosso organismo não necessita deste tipo de gordura , o excesso pode aumentar o risco de desenvolvimento de doenças do coração.

Sódio: Presente no sal de cozinha alimentos industrializados (salgadinhos de pacote, molhos prontos, embutidos, produtos enlatados com salmoura), devem ser consumidos com moderação. Seu consumo em excesso pode levar ao aumento da pressão arterial.

Fibra alimentar: Presentes em diversos tipos de alimentos de origem vegetal , como frutas , hortaliças , feijões e alimentos integrais . a ingestão de fibras ajuda pessoas com mau funcionamento do intestino, além das diabéticas e as que querem emagrecer , pois auxiliam na saciedade , e quando consumidas adequadamente na dieta reduzem o apetite .

Vitaminas e Minerais: Nutrientes ideais para o nosso organismo, observamos que não são todos os rótulos que possuem a informação de vitaminas e minerais, geralmente estão presentes quando adicionados no alimento, por exemplo, um leite enriquecido com cálcio, aparece em destaque no rótulo.

Porção: É uma referência da quantidade do alimento que deve ser ingerida em cada ocasião de consumo a fim de promover uma alimentação saudável, como por exemplo: 02 fatias de pão integral componente do café da manhã.

Medida Caseira: Indicam as medidas utilizadas normalmente, como, fatias, unidades, xícaras, copos, colher de sopa.

Percentual de Valores Diários: %VD São as quantidades de referência dos nutrientes que devem ser consumidas durante o dia por meio dos alimentos dentro de uma dieta de 2000 kcal, que é uma média de calorias da população , porém vale ressaltar que cada pessoa precisa da quantidade específica de calorias segundo suas atividades diárias, peso ,altura e idade.

Denise Cussioli Gonçalves
Diretora APAN
GESTÃO 2011/2014


Nenhum comentário:

Postar um comentário