quinta-feira, 20 de setembro de 2012

VIVER OU MORRER UMA QUESTÃO DE ESCOLHA ALIMENTAR


Quando pensamos em alimentação e saúde nos reportamos a duas situações muito importantes, o conteúdo nutricional do alimento e sua segurança em relação ao controle higiênico-sanitário. É muito importante entender que nem sempre ingerimos diariamente os alimentos certos em variedade e quantidade suficiente, para suprir todas as nossas necessidades básicas.


Todo o organismo para ser saudável é necessário prover uma alimentação equilibrada e que obedeça as quatro leis da Nutrição Qualidade, Quantidade, Harmonia e Adequação. A alimentação é fundamental no desenvolvimento de um povo, para o crescimento físico, produtividade no trabalho e capacidade de aprendizado.


A educação alimentar tem como principal proposta o equilíbrio da dieta básica. Uma dieta desequilibrada acarreta carência nutricional, levando a doenças importantes como: diabetes, hipertensão arterial, obesidade, problemas cardiovasculares, anorexia, raquitismo, cegueira, doenças de pele, descalcificações, cárie dentária, atraso mental e imunodepressão (suscetibilidade a infecções). De todas estas patologias a diminuição das defesas imunológicas, principalmente a diminuição da produção de anticorpos pela falta de aminoácidos essenciais, é um dos motivos mais sérios, que leva um indivíduo a ficar mais suscetível às doenças, principalmente às de origem alimentar, como as DTA’s (Doenças Transmitidas por Alimentos).

A saúde está diretamente relacionada com uma alimentação adequada, onde o equilíbrio entre os nutrientes é fundamental para que se possa garantir as necessidades de nosso organismo, proporcionando os princípios básicos da Nutrição em nossa alimentação diária. A partir deste ponto, as defesas imunológicas ficam fortalecidas garantindo um organismo mais estável frente às invasões pelos agentes patogênicos. Sabe-se que a maioria das doenças de origem alimentar são DTA’s (doenças transmitidas por alimentos) o que significa que as causas podem estar entre as bactérias, vírus, fungos e parasitas principalmente devido à falta das Boas Praticas de Fabricação, à presença de equipamentos e estrutura operacional precária e principalmente da inadequação do processo de controle de tempo e temperatura.

A segurança alimentar começa pela produção, quantidade e acesso aos alimentos, que depende muito da política de produção e distribuição de alimentos. Um segundo tópico é o controle das doenças nutricionais, condição que tem melhorado com a valorização dos trabalhos em Nutrição e o surgimento de novos programas de combate à fome. O terceiro tópico importante da segurança alimentar é o controle higiênico-sanitário dos alimentos - Alimento Seguro. Neste tópico estuda-se o controle dos perigos biológicos, químicos e físicos, enfatizados pelo Sistema APPCC.

A Nutrição é a ciência que estuda a troca que ocorre entre a composição química dos alimentos, a nossa estrutura e nossas necessidades bioquímicas, envolvendo o alimento e sua relação com o bem estar do corpo humano, a alimentação é um processo voluntário e consciente pelo qual o ser humano obtém produtos para o seu consumo, portanto um indivíduo pode se alimentar sem necessariamente estar se nutrindo, podendo ter repercussões sérias com a sua saúde. A Organização Mundial da Saúde (1974) definiu as variáveis em que a alimentação é fundamental no desenvolvimento de um povo, ou seja: crescimento físico, produtividade no trabalho, capacidade de aprendizado.

A manutenção da saúde depende de uma boa alimentação através do equilíbrio nutricional. A dieta desequilibrada propicia uma deficiência orgânica aumentando a nossa suscetibilidade às doenças, potencializando a ação dos microrganismos patogênicos. Portanto a relação saúde e doença são diretamente proporcionais ao equilíbrio da dieta e ao controle higiênico-sanitário dos alimentos.



Dra. Hermínia Carvalho


Diretora APAN


GESTÃO 2011/2014


Nenhum comentário:

Postar um comentário