segunda-feira, 6 de maio de 2013

O que o café da manhã faz por você

O que o café da manhã faz por você.

Pão, leite, queijo, frutas, sucos e cereais. Essa combinação durante a primeira refeição do dia confere os nutrientes e calorias necessárias para boa disposição física e mental, dá aquela energia e ânimo para enfrentar uma rotina agitada e ainda ajuda a controlar o peso. A nutricionista Dulcinea Carvalho da Silva, conselheira da Associação Paulista de Nutrição (APAN), reforça a importância do café da manhã e traz soluções para quem sente enjoos nesse horário ou leva uma vida muito corrida.

1) Por que o café da manhã é importante para o organismo humano?
O café da manhã é importante, pois é a primeira refeição realizada no dia, e é pela manhã que os principais hormônios são sintetizados. O indivíduo precisa deste aporte de alimentos para executar de forma satisfatória suas atividades e não chegar ao almoço com uma fome desmedida, o que o faria exagerar na alimentação.

2) Quais alimentos devem ser consumidos nesse horário? E quais devem ser evitados?
A base do café da manhã deve envolver uma fonte de proteína como o leite e seus derivados, uma fonte de vitaminas como, por exemplo, as frutas ou suco e uma fonte de carboidrato, pães, cereais integrais e biscoitos. Os alimentos a serem evitados são alimentos pobres em nutrientes como as frituras, refrigerantes, doces e salgadinhos.

3) Quais refeições são recomendadas para quem tem uma vida agitada e não tem tempo de se alimentar em casa?
A vida agitada sugere alimentos e preparações práticas na forma de preparo e acondicionamento. São exemplos: as frutas, as barras de cereais, as misturas de grãos que podem ser acrescentados a alimentos prontos, lanches naturais, bebidas em embalagem Tetra Pack (sucos de frutas, água de coco, entre outros). Estes alimentos normalmente são consumidos entre as refeições principais. Os restaurantes à quilo também são boas opções por oferecerem preparações variadas para o café da manhã. O ideal é que em serviços desta natureza a pessoa dê uma olhada em tudo e depois com as dicas acima monte sua própria refeição.

4) E quem dispensa o café da manhã, pode sofrer que tipo de consequência? Essa refeição contribui para o controle de peso?
Quem dispensa o café da manhã despreza o aporte de nutrientes e calorias necessários para que o indivíduo tenha boa disposição física e mental para desempenhar suas funções ao longo do dia. Pessoas que tomam café da manhã gerenciam melhor o seu peso e tendem a distribuir de forma equilibrada o valor calórico necessário nas demais refeições.

5) Algumas pessoas sentem enjoo ao comer de manhã. Existe solução?
Observei que algumas pessoas sentem enjoos relacionados à consistência, à temperatura ou a origem do alimento. Exemplo: Café com leite + pão com ovos mexidos.  Acredito que a combinação da preparação é que tenha ficado indigesta. O ideal é procurar trazer harmonia na composição do café da manhã, através dos sabores, do modo de preparo e até dos odores (exemplo: fritura para muitos dá enjoo). Um cardápio mais aceito: Leite frio com chocolate, Pão com peito de peru light, morangos.

6) Há uma recomendação especial para o café da manhã das crianças? E dos idosos?
Para as crianças que estão em fase de crescimento, as fontes de vitaminas, sais minerais e proteínas devem estar presentes. Lançar mão dos cereais integrais, do leite como fonte de cálcio e das frutas que são importantes fontes de vitaminas. O café da manhã da criança deve ser bem diversificado para que ela reponha as energias gastas no dia anterior. É preciso incentivar a criança a apreciar o sabor natural de alimentos para poder ser econômico na adição de açúcar nas preparações. Para os idosos, dar preferência a alimentos menos gordurosos, optar por leite e derivados com menos gordura, não abusar da adição de açúcar e incentivar também a preparação com cereais integrais e alimentos ricos em fibras como as verduras e as frutas com bagaço. Se o idoso apresentar limitações no mastigar e engolir, é necessário providenciar modificações na consistência, textura e tamanho dos alimentos a serem oferecidos.

7) E quem pratica exercícios físicos de manhã, deve comer antes ou depois da atividade?
O aconselhável é que a pessoa antes da atividade física consuma alimentos com carboidrato de baixo índice glicêmico, baixo teor de fibras e médio teor de proteínas, além de se manter hidratada. Sucos, água, frutas como banana e morango, iogurte natural e torradas com requeijão são alguns alimentos que podem constar neste café da manhã.
Após a atividade física, há que se fazer uma combinação adequada dos carboidratos e proteínas, alimentos pobres em gorduras e manter a hidratação. São bem vindos os lanches mais elaborados com frios light e verduras, as saladas de fruta, as bebidas lácteas e os cereais.

8) Existe um turno mais adequado para consumir doces? Caso positivo, qual seria?
Normalmente no final do dia quando estamos encerrando nossas atividades, pois os níveis de serotonina diminuem consideravelmente estimulando o desejo do consumo de açúcar.

Dulcinea Carvalho da Silva: Nutricionista graduada pelo Centro Universitário São Camilo em 1990, com formação técnica em Nutrição e Dietética. Pós Graduada em Marketing Nutricional pelo Centro Universitário São Camilo e Vigilância Sanitária dos Alimentos pela Faculdade de Saúde Pública da USP. Capacitação em docência pelo SENAI e em atuação como Personal Diet. Experiência de gerenciamento de serviços de alimentação em restaurantes de coletividades. Extensão Universitária no Curso de Gestão de Projetos pela Faculdade de Informática e Administração Paulista (FIAP).Atendimento em SPA Urbano: Atendimento Nutricional direcionado à Estética Corporal. Nutricionista voluntária em parceria com a Empresa Roche e funcionários Bradesco com atuações voltadas para qualidade de vida de populações carentes.

Fonte: http://www.dorflex.com.br/dicas-dorflex/o-que-o-cafe-da-manha-faz-por-voce-129.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário