quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Amamentar é preciso!

Este ano, a OMS celebrou a Semana Mundial do Aleitamento Materno de 1 a 7 de Agosto e a ação concentra os esforços para conscientizar as mamães sobre a importância da amamentação e informar que o leite materno é essencial para a saúde do bebê. O Ministério da Saúde também desenvolveu uma cartilha especial para a mamãe que amamenta e trabalha e aqui trago as principais dicas:

Nos primeiros 6 meses de vida, o leite materno é o único alimento completo nutricionalmente que o bebê necessita para se manter protegido de doenças e garantir sua adequada alimentação. Ele não vai precisar de água, chá, papa, mingau e muito menos AÇÚCAR! Quando o bebê suga o peito da mãe, estes movimentos ajudam a fortalecer a musculatura facial, garantindo a fala correta e dentição adequada. Para mãe, diminui a chance de desenvolvimento de diversos tipos de cânceres e facilita a perda do peso ganho durante a gestação.

Além disso, o leite materno está sempre pronto e é o único alimento que não vai sobrecarregar os rins e o intestino do seu bebê, pois ele contém a concentração ideal de sódio e gordura. Muitas doenças podem ser prevenidas porque o leite materno possui anticorpos e mantém a pneumonia, diarréia, infecções e inflamações longe do seu bebê!

E se você trabalhar, não esqueça de amamentar! Se for possível, leve ou peça para alguém levar o bebê até seu trabalho nos horários das mamadas; veja a possibilidade de maior flexibilidade de horário (explique que somente o leite materno evitará que seu bebê fique doente, e assim precisará sair menos do trabalho); o principal hormônio que produz o leite (prolactina) tem seu pico de ação durante a noite. Por isso, amamentar a noite auxilia na manutenção da produção. Se for necessário a retirada e armazenamento do leite, não se esqueça de seguir as recomendações de higiene

Lembre-se: o leite somente é produzido quando há estímulo, então dê o peito ao bebê sempre que estiver perto dele!

Escrito por: Dra. Isabelle Zanoni

Nenhum comentário:

Postar um comentário