domingo, 22 de janeiro de 2012

Você já se perguntou por que estamos doentes?

Muitos profissionais de saúde tem se deparado constantemente com doenças cada vez mais precoces e graves. A obesidade, por exemplo, atingiu níveis epidêmicos globais. Alguns estudos revelam que um entre cada seis pessoas terão algum tipo de câncer durante a vida. Doenças cardiovasculares, diabetes e os transtornos mentais são cada vez mais comuns, afetando diretamente a longevidade e qualidade de vida da população.

Mas por que o mundo está tão doente?
A maioria das doenças que enfrentamos é causada por maus hábitos de vida!

Houve muitas mudanças no estilo de vida do ser humano através dos séculos, e tais mudanças contribuíram para o surgimento de muitas doenças, prejudicando assim a saúde e longevidade da raça humana. Na Revista Veja em uma pesquisa em 2008, foi revelado que os brasileiros não se preocupam com as causas das doenças que mais matam.

Alimentação pobre em fibras (frutas, cereais integrais, verduras), excesso de alimentos refinados, gorduras e proteína animal, inatividade física, excesso de trabalho e estresse mental, aliados ao uso de substâncias tóxicas e estimulantes (álcool, cigarro, cafeína, etc.) têm contribuído para a degeneração do ser humano.

Faça um teste, procure fazer algumas mudanças em sua alimentação como: reduzir o consumo de sal, por exemplo, você perceberá que a pressão arterial vai se estabilizar. Experimente também, aumentar o consumo de frutas, verduras, legumes, cereais integrais e ingestão de água. Os resultados dessas pequenas mudanças são visíveis em todo organismo: Intestino funcionando melhor, controle do diabetes, saciedade aumentada, perda de peso, e redução dos níveis de colesterol. Através de mudanças como essa, é possível reduzir o consumo de medicamentos.

Hipócrates (considerado o pai da medicina) dizia: “Que seu remédio seja seu alimento, e que seu alimento seja seu remédio”

Alimentos como: verduras, legumes, oleaginosas, cereais integrais e frutas são riquíssimos em fitoquímicos, e produzem um efeito antiinflamatório no organismo. Já os alimentos de origem animal produzem o efeito contrário, pois, possuem gorduras saturadas e hormônios, substâncias essas que podem desencadear doenças como o câncer.

Doenças como: colesterol elevado, diabetes, hipertensão, obesidade, problemas cardíacos e artrites, são doenças influenciadas pelo tipo de alimentação. Ou seja, na maioria das vezes são causadas devido a hábitos alimentares inadequados.

Lembre- se a dieta excelente é aquela que provê a melhor saúde, vigor, vitalidade e bem-estar; que previne um maior número de enfermidades e resulta em uma maior longevidade, e, ao mesmo tempo, é apetitosa e traz satisfação.

Dra. Flávia Borges Possmoser é nutricionista, pós-graduanda em nutrição clínica pela Universidade São Camilo, especializada em reeducação alimentar, redução de peso, hipertrofia muscular, plano dietético personalizado, avaliação nutricional e dieta vegetariana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário