quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Estudo liga consumo de fast food a aumento de asma e eczema entre crianças


Comer fast food três vezes por semana pode levar crianças a contrair asma ou eczemas, segundo uma pesquisa que analisou padrões de dietas e doenças globais.
O estudo, que analisou dados de 500 mil crianças de mais de 50 países, indicou que as que comiam fast food --como hambúrgueres-- com regularidade, corriam mais risco de sofrer condições alérgicas como asma severa, eczemas, coceira nos olhos e olhos lacrimejantes.
As conclusões, publicadas na revista especializada "Thorax", afirmam que alimentos do tipo fast food contêm altas doses de ácidos gordos transsaturados, conhecidos por afetar a imunidade.
Mas a pesquisa indica ainda que o consumo de frutas pode ajudar a reduzir os efeitos negativos do consumo excessivo de comidas tipo fast food, já que futas são ricas em antioxidantes e outros componentes benéficos.
De acordo com o estudo, crianças no início da adolescência que comiam fast food de três ou mais vezes por semana tinham 39% mais riscos de sofrer de asma severa. E crianças com entre seis a sete anos, tinham 27% a mais de chances de sofrer dessa condição.
EFEITO DE FRUTAS
O consumo de três ou mais porções de frutas por semana reduz o risco de asma, eczema e rinoconjuntivite em 11% a 14%.
Os autores do estudo, Inneas Asher, da Universidade de Auckland, na Nova Zelândia, e Hywel Williams, da Universidade de Nottingham, na Grã-Bretanha, afirmam que as conclusões da pesquisa ''têm grande importância para a saúde pública devido ao aumento mundial de consumo de fast food''.
Em determinados casos, alimentos como leite bovino, ovos, peixe, mariscos, produtos de levedura, nozes e alguns corantes e conservantes, podem agravar os sintomas.
Malayka Rahman, da entidade Asthma UK, afirma que pesquisas mostram que os hábitos alimentares de uma pessoa podem contribuir para o risco de elas desenvolverem asma e que uma dieta saudável pode ter efeitos benéficos.
''As evidências sugerem que as vitaminas e antioxidantes encontrados em frutas e legumes frescos têm um efeito benéfico sobre a asma, portanto aconselhamos as pessoas com asma a manter uma dieta saudável e equilibrada, incluindo cinco porções de frutas ou legumes todos os dias, os peixes mais do que duas vezes por semana e leguminosas mais do que uma vez por semana", comenta Malayka Rahman.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/bbc/1214592-estudo-liga-consumo-de-fast-food-a-aumento-de-asma-e-eczema-entre-criancas.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário