sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Mulher de 38 anos é diagnosticada com botulismo em Araraquara, SP


Doença contraída pela ingestão de alimentos contaminados pode matar. Paciente foi internada dia 8 de dezembro e recebeu o diagnóstico no dia 16.


Uma mulher de 38 anos foi diagnosticada com botulismo em Araraquara (SP) e está internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), em estado grave, há um mês. A doença é contraída pela ingestão de alimentos contaminados e pode levar à morte. A paciente, que foi internada no dia 8 de dezembro e recebeu o diagnóstico no dia 16, já apresenta melhora, mas a recuperação pode levar meses.
A mãe da mulher contaminada, Maria Aparecida Albino, diz que os primeiros sintomas da filha foram iguais aos de uma virose. "Ela teve vômitos e diarreias, mas o quadro piorou e em 24 horas ela já estava na UTI.", conta.
"Ela começou a falar mole, paralisou os olhos, teve parada e nem os médicos sabiam o que ela tinha", conclui Maria.
A mulher foi internada no Hopital São Paulo de Araraquara e após a piora dos sintomas os médicos suspeitaram de botulismo, doença causada por uma bactéria, que libera uma toxina e afeta o cérebro. 
Médico diz que cozinhar ou assar bem os alimentos ajuda a prevenir a doença (Foto: Wilson Aielo/EPTV)Médico diz que cozinhar ou assar 
bem os alimentos
ajuda a prevenir a doença 
(Foto: Wilson Aielo/EPTV)
O médico sanitarista Rodolpho Telarolli Júnior explica que a bactéria geralmente é encontrada em alimentos enlatados ou a vácuo e é importante assar e cozinhar bem antes de consumir.
"Não se deve consumir alimentos de latas que estiverem com a embalagem saltada", informa Telarolli.

Em 15 anos, em todo o Estado de São Paulo, foram registrados 22 casos e cinco pessoas morreram. Esse tipo de doença deve ser informado na Secretaria Municipal de Saúde, que deve informar a Secretaria Estadual e o Ministério da Saúde, que mandam técnicos ao local para investigações.
Secretaria
A Secretaria Estadual da Saúde informou que já foi notificada do caso e que as investigações para saber o que causou a doença devem ser feitas no município.

Botulismo
A forma mais comum de adquirir a doença é pela ingestão de alimentos contaminados, na maioria dos casos, alimentos feitos em casa ou em conserva, como palmito, vegetais, enlatados, peixes e frutos do mar preparados sem as devidas precauções de higiene.

Os principais sintomas são visão dupla e embaçada, fotofobia, queda das pálpebras, tonturas, boca seca, intestino preso e dificuldade para urinar. O mais grave dos sintomas é a paralisia dos músculos respiratórios, que pode ser fatal.
Recomendações
A bactéria que causa o botulismo  tem predileção por ambientes sem oxigênio. É preciso ter cuidado com alimentos enlatados, em vidro ou embalados a vácuo, não os consuma caso as embalagens estajam enferrujados, estufados ou com a água de aparência turva.

Preparos de conservas em casa devem obedecer, rigorosamente, aos cuidados de higiene para evitar a contaminação do alimento.
É importante ferver os alimentos enlatados, principalmente palmito e conservas, antes de consumi-los. O processo de fervura é capaz de destruir as toxinas liberadas pela bactéria.
O mel pode ser um reservatório de botulismo, consuma apenas o produto produzido por companhias idôneas.
Fonte: http://g1.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/noticia/2013/01/mulher-de-38-anos-e-diagnosticada-com-botulismo-em-araraquara-sp.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário