sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Operação Mercatus apreende quase 25 ton de alimentos em Pernambuco


Apreensões aconteceram no Recife, Olinda, Jaboatão e Paudalho. Mercadoria roubada era adulterada e vendida em pequenos mercados.


Aproximadamente 25 toneladas de alimentos impróprios para consumo foram apreendidos pela polícia durante a 'Operação Mercatus', que buscou coibir a venda de cargas roubadas no Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes e Paudalho. O balanço da operação foi apresentado na manhã desta quinta-feira (24), na sede do Departamento de Repressão aos Crimes Patriominais (Depatri), no bairro de Afogados, no Recife.
Ao todo, 17 pessoas foram presas, sendo 15 em decorrência de mandatos de prisão e duas em flagrante. Além disso, um mandado de prisão foi expedido contra um homem que já estava detido por receptação de remédios roubados. Entre os presos em flagrante está um comerciante do bairro de Casa Amarela, no Recife, suspeito de vender produtos impróprios para o consumo e que estava com um revólver, mas que não teria envolvimento com a quadrilha.
A outra pessoa presa em flagrante é uma mulher que tinha sido presa anteriormente pela Delegacia de Jaboatão por comercializar produtos vencidos. "Ela estava solta há menos de duas semanas e já tinha voltado a comercializar esses produtos [vencidos], tanto que a prendemos em flagrante. Ela não adulterava a data, repassava para outra pessoa que o fazia", explica o delegado Osias Tibúrcio.
A operação contou com o apoio da Polícia Militar, Secretária Estadual da Fazenda e Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa). Ao todo, seis estabelecimentos, entre mercadinhos, depósitos e residência, foram lacrados. "Nós prendemos dois funcionários de transportadoras. Ele [o líder da quadrilha] os aliciava para que fossem feitos pequenos furtos, como duas peças de picanha, uma caixa de linguiça. Com isso, nem mesmo as empresas conseguiam identificar as diferenças como furto", aponta Tibúrcio.
Em uma chácara em Paudalho, a polícia apreendeu quase 20 toneladas de farinha de trigo vencida. "Ele [o suspeito] já estava negociando a carga com padarias da região. Encontramos na casa também sacos novos de farinha, o que indica que eles pretendiam mudar a farinha de saco para facilitar a falsificação", afirma o delegado.
A polícia apreendeu durante a operação também 980 quilos de carne de porco estragada, quase duas toneladas de maionese, entre outros produtos como leite longa vida e feijão. "Um dos presos fornecia carne para mercados públicos, principalmente o de Afogados e o de São José. Algumas carnes estavam tão ruins que ele salgava e transformava em carne-de-sol para conseguir vender", detalha Tibúrcio.
Foram encontrados também carimbos usados para adulterar a data de validade dos produtos. "Eles apagavam a data original e carimbavam outra. Algumas adulterações eram fáceis de ser identificadas, mas outras eram realmente bem feitas, com número de lote e tudo", explica.
Os suspeitos vão responder pelos crimes de roubo, furto, falsificação e adulteração de mercadorias e receptação. Eles foram levados ao Centro de Observação e Triagem Professor Everaldo Luna (Cotel), em Abreu e Lima, na Região Metropolitana do Recife, e a mulher, para a Colônia Penam Feminina, no Recife.
Fonte: http://g1.globo.com/pernambuco/noticia/2013/01/operacao-mercatus-apreende-quase-25-ton-de-alimentos-em-pernambuco.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário