quinta-feira, 7 de março de 2013

A real importância da Educação Nutricional



Embora a educação nutricional seja vista sempre como um grande esforço em mudar “hábitos alimentares”, a determinação dos padrões alimentares está diretamente relacionada a fatores que incluem: educação para uma nutrição adequada, fatores ecológicos, socioeconômicos, antropológicos e culturais.

A mudança do hábito alimentar pode ser motivada por diversos fatores. Dentre eles está a influência do profissional responsável por se envolver na educação ou no aconselhamento de assuntos relacionados à alimentação e nutrição.
Este profissional, ao sugerir qualquer intervenção alimentar, deve ponderar aspectos culturais e econômicos do indivíduo ou população, principalmente quando a proposta de intervenção envolver aspectos educativos, como é o caso da educação nutricional.

O principal objetivo da educação nutricional é, e sempre será, a prevenção de doenças relacionadas à alimentação e nutrição. Além disso, outros objetivos paralelos são estabelecidos em ações de educação nutricional, como a promoção da saúde da população de forma geral, buscando sempre que os indivíduos mantenham sua alimentação saudável de acordo com suas culturas e disponibilidades.
A mudança ou adequação do hábito alimentar deve sempre ocorrer de forma gradativa e contínua. Nos casos em que a mudança ocorre desta forma, os indivíduos passam a implementar melhores hábitos alimentares e a agregar valores ao seu novo estilo de vida, tornando estes novos hábitos naturais e fáceis de serem seguidos no dia a dia.
Quando realizado de forma eficaz e planejada o resultado esperado do processo de educação nutricional é a mudança do comportamento alimentar e não somente a melhora do conhecimento sobre alimentação e nutrição por parte da população.
Desta forma, o profissional nutricionista deve sempre identificar possibilidade de aplicar ações de educação nutricional em qualquer que seja o seu âmbito de trabalho, pois o benefício da mudança gerada por este processo agrega valores e qualidade de vida aos indivíduos e a população de forma efetiva.    

Aline Caradori de Farias
Diretora APAN

Nenhum comentário:

Postar um comentário