segunda-feira, 25 de março de 2013

Você sabe o que é gordorexia?


É a forma popular pelo qual um distúrbio psicológico de Distorção de Imagem Corporal ficou conhecido. Este distúrbio psicológico não é considerado um transtorno alimentar e deve ser tratado através de psicoterapia, as pesquisas apontam que ele é mais comum em mulheres.
Neste estado psicológico a pessoa se enxerga no espelho exatamente com seus quilos excedentes, porém acredita que a imagem refletida no espelho está com o peso ideal e que está tudo sob controle, quando na realidade ela está obesa.
Esta falta de consciência coloca o indivíduo em um círculo vicioso aonde ele não prioriza uma dieta para perda de peso, não procura ajuda, e continua com os mesmos hábitos alimentares o que fatalmente o levará a um aumento de peso constante.
Esta distorção da imagem está associada principalmente às variações de peso ao longo da vida adulta, provenientes de inúmeras dietas de emagrecimento, tendo como consequência o chamado efeito sanfona, onde a pessoa emagrece e engorda de forma constante.
Normalmente a paciente só se dá conta do distúrbio quando ela apresenta doenças correlatas como hipertensão e diabetes e por conta disso, acaba procurando tratamento médico. Neste momento ela se confronta com a realidade que a cerca.
A “gordorexia” ainda não encontrou respaldo científico e não é reconhecida pela OMS, mas é um distúrbio psicológico da vida moderna e tem recebido atenção por parte dos profissionais de saúde: médicos, terapeutas, psicólogos, psiquiatras, nutricionistas entre outros.
Cabe ao profissional Nutricionista receber o paciente com a avaliação psicológica e através de um plano alimentar fazer as interferências necessárias para promover a perda de peso e minimizar os riscos das doenças crônicas.

Dulcinea Carvalho
Diretoria APAN

Nenhum comentário:

Postar um comentário