sábado, 10 de dezembro de 2011

Prêmio Saúde

A APAN esteve presente no evento - Prêmio SAÚDE promovido pela revista SAÚDE! É Vital da Editora Abril com o objetivo de valorizar, incentivar e divulgar campanhas de prevenção e educação, trabalhos clínicos ou da área cirúrgica e outras ações que tenham contribuído para melhorar a saúde e a qualidade de vida dos brasileiros.


Os prêmios são divididos em sete categorias, a saber:

Ø Saúde do Homem e da Mulher;
Ø Saúde da Criança;
Ø Saúde Mental e Emocional;
Ø Saúde e Prevenção;
Ø Saúde Bucal;
Ø Políticas Públicas;
Ø Instituição do Ano.

Na premiação Saúde da Criança o trabalho vencedor foi da nutricionista Drª Márcia Regina Vitolo, Fernanda Rauber, Maria Laura Louzada, Júlia Valmorbida, Mônica Broilo, Priscila Souza e Caroline Sangalli.
Instituição Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.
Saúde da Criança
VENCEDOR: É de pequeno que se come direito
Impacto de um programa de atualização em alimentação infantil para profissionais da atenção primária a saúde nas práticas alimentares de lactentes.
Meninos e meninas que aprendem a se alimentar bem e do jeito certo têm maiores chances de se tornarem adultos com a saúde em dia. Por isso, são animadores os resultados da primeira pesquisa brasileira que avaliou o impacto da implementação do manual Dez Passos para uma Alimentação Saudável para Crianças Menores de Dois Anos, uma iniciativa do Ministério da Saúde. Com o objetivo de orientar os profissionais da área a promoverem práticas alimentares saudáveis para a criançada, o Núcleo de Pesquisa em Nutrição da Universidade de Ciências da Saúde de Porto Alegre realizou o trabalho em 32 Unidades de Saúde da capital do Rio Grande do Sul. “Envolvemos todos os profissionais que atuam nas unidades e, apoiados por um livreto com informações bem práticas dos Dez Passos, íamos fazendo a atualização”, conta a professora Marcia Regina Vitolo, que coordena o projeto. “Também foi distribuído material impresso com informações dirigidas às mães”, ela complementa. Os resultados foram para lá de animadores. Nas 21 unidades cujos enfermeiros, pediatras e nutricionistas passaram pelo programa de atualização em alimentação infantil – e, graças a isso, conseguiram dar uma orientação adequada ao público-alvo –, o tempo médio de duração do aleitamento materno exclusivo, por exemplo, teve um crescimento bastante significativo. Sem falar no aumento do consumo caprichado de frutas, fontes de vitaminas imprescindíveis para garotos e garotas crescerem cheios de vigor e mais inteligentes.
Aos vencedores nossos cumprimentos e desejamos mais sucesso!

Em pé, Benjamin Chaffe, Julia Valmorbida, Caroline Sangalli, Fernanda Rauber e Maria Laura Louzada. Sentadas, Marcia Vitolo, Priscila Souza, Mônica Broillo [Foto: Ricardo Jaeger]

Fonte: saude.abril.com.br/premiosaude

Um comentário:

  1. Que ótimo!!!!
    Parabéns aos profissionais!!!!!
    Que sirvam de inspiração para outros projetos em nosso país!!!

    ResponderExcluir